Pois é... Enquanto eu fumava um cigarro do lado de fora do meu estágio, passou um cara que eu nunca vi na vida e me disse essa frase: "Esse é o apartheid da modernidade". Na hora pensei: "que cara doido", mas depois, refletindo o que ele disse, cheguei à conclusão de que essa frase é muito verdadeira.
Para quem não sabe o que foi o apartheid, vou sintetizar aqui: apartheid é uma palavra africana que quer dizer "separação", "segregação". E foi justamente isso que aconteceu em 1948, quando o Partido Nacional da África do Sul legalizou a segregação racial, dando aos brancos todo o poder e separando os negros, pura e simplesmente pelo fato de serem negros. E essa separação só acabou em (pasmem) 1990; enfim, quem quiser saber mais pesquise.
Enfim, mas voltando a lei anti-fumo: é um apartheid sim. Nós, fumantes, estamos sendo segregados, não podemos mais conviver com as pessoas não-fumantes.
Veja bem, não estou dizendo que não deve haver uma separação. Lógico que um não-fumante não é obrigado a respirar fumaça. Nem eu que sou fumante gosto da fumaça do cigarro dos outros!!!!
Mas poderia haver uma área para fumantes, uma área coberta, porque todos hão de concordar: o frio de Curitiba é FODA!!!! Imagine às 3, 4 da manhã, e você, fumante, tendo que sair de dentro do bar onde você está consumindo, gastando seu dinheiro e contribuindo para a economia do Município. E quando chove então? Quantas vezes, depois dessa maldita lei, eu estava morrendo de vontade de ir a um bar, mas não ia porque estava chovendo, e não há uma só área coberta. Não ia prejudicar ninguém ter um espacinho coberto para os fumantes. Poxa vida, a fumaça sobe, e quase toda balada da cidade tem pelo menos dois andares, era só fazer um cantinho, podia ser pequeno, para que nós não precisássemos sair, ficar do lado de fora do local e ter de enfrentar frio, chuva, e até mesmo correr o risco de ser assaltado.
Além do mais, eu poderia apostar que mais de 50% das pessoas que saem no final de semana são fumantes. E mesmo que não chegue a metade, ainda assim é uma parte considerável do caixa das baladas.
Por isso adoraria fazer uma campanha: para que os fumantes ficassem um mês sem gastar seu dinheiro em bares/baladas da cidade. Queria ver o rombo no caixa dos estabelecimentos, e queria ver se a Prefeitura cobria.
Leia tudo isso e tire suas conclusões: será que essa lei não é mesmo discriminatória? preconceituosa? Pense nisso!!!!
Mas enfim, é a minha opinião, minha própria piração
Um comentário:
Na verdade não mudou a minha vida, mas realmente o texto faz todo sentido. É uma outra forma de encarar os fatos. As pessoas são preconceituosas, sempre foram e sempre vão ser. Enfim, o livre arbitrio existe. Acho que as pessoas não devem decidir o que é bom ou ruim para as outras pessoas, cada um faz o que quiser. Muito bom o texto! Amo vc!
Postar um comentário